Noémio Ramos - CURRICULUM VITAE

Noémio Rodrigues Santos Ramos
Natural de Faro, 23 de Setembro de 1946.

Curriculum Académico:

Grau académico:
      - Título de Professor Agregado (“equivalente” ao doutoramento) em Pintura, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1976.
(esclarece-se que nunca foi docente da ESBAL nem da FBAL)
       - Aos professores da ESBAL exactamente com a mesma habilitação académica (Título de Professor Agregado) foi dada a equivalência ao Doutoramento, quando a ESBAL ingressou na Universidade de Lisboa. (Parece que os então professores na ESBAL tiveram o cuidado de aniquilar a concorrência, não permitindo que os títulares ausentes da actividade fossem tratados de modo semelhante - as leis em Portugal são feitas pela medida requerida, só para alguns - pelo que o referido Título, hoje equivale a nada, o Estado e o Governo português por decreto-lei, decidiu tratar os cidadãos de modo diferenciado, desqualificando uns para proteger outros, com a agravante que, na ESBAL, seria o único nesta nesta situação). Depois de apresentar reclamação do caso, para o Provedor de Justiça, houve uma comunicação dizendo que o assunto estava a ser tratado. Dezenas de anos passaram e ainda hoje se espera que o caso seja tratado. Nunca mais houve qualquer comunicação.
Este Título era atribuído por desenvolvimento de Trabalhos (meses) seguindo-se ao exame dos trabalhos efectuados, e concluindo o Concurso de Provas Públicas, 3 sessões de confronto e discussão perante um Júri Académico de 12 elementos.

      - Diplomado em Pintura. Curso Complementar, mais Tese - Licenciatura de 5 anos - em 1968, 19 valores.

      Ex-docente do ensino secundário. 
      Ex-docente no ensino politécnico.

Actividade Artística, resumo do Curriculum Artístico:

Como Artista Plástico: (entre 1965 e 1974, e depois, de 2000 a 2005)
Participação em diversas exposições colectivas, das quais apenas se destacam as seguintes, pela sua importância Nacional e Internacional.

   Das Exposições colectivas:
- Salões de Maio da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA)
   ...talvez as mais importantes exposições colectivas de Arte dos anos 60.
- Salão de Maio da SNBA 1966, 1967...
- Salão Nacional de Arte (II e III).
- Exposição de Arte da BP.
- Exposição Mobil de Arte.
- Museu de Hudson River (USA):

   Representação da Pintura Portuguesa 1970 (20 pintores seleccionados).
- Salão Permanente da SNBA (de 1968 a 1973).

   Das Exposições individuais:
- Galeria de Arte Moderna da SNBA, em 1970.
- Galeria Opinião, em 1972.
- Luanda, Centro de Exposições em 1974.


    Retoma da actividade de artista plástico em 2000
    (...trabalhos de pintura para o século XXI).
Expõe exclusivamente na exstare, galeria de arte, e nos respectivos Sítios Internet,
...hoje com obras em várias colecções particulares; sempre, por vontade e opção própria, fora dos sistemas (esquemas dependentes de subsídios) da Arte Oficial.

Outras actividades na área das artes plásticas:

- Ciclo de quatro conferências subordinadas ao tema geral: Arte e Pensamento.
  (No Círculo Cultural do Algarve em 1969).
- Publicação de uma série de artigos de crítica no
Jornal &etc

Outras actividades profissionais:

   Professor, Ensino Secundário 1967-2000.
- Estágio Pedagógico em 1975 no Liceu Pedro Nunes.
- Professor efectivo do 5º grupo desde 1976/77.
- Na Escola Secundária Gil Vicente desde 1977/78.
- Membro de Conselho Pedagógico de 1978 a 1987.
- Membro de Conselho Directivo e Administrativo,
  (Secretário e Vice Presidente respectivamente, de 1981 a 1986).
- Presidente do Conselho Directivo e do Conselho Consultivo em 1986/87.
  Em 1987 interrompe a actividade no Ensino Secundário, (em Comissão de Serviço na Escola Superior de Educação de Faro), que retoma em 1992 e, onde permanece até meados de 2000.
- Leccionou todos os níveis de ensino, mais nos cursos complementares e 12º ano, com preferência pela Geometria Descritiva e diferentes disciplinas de Desenho e de Design.

...Além de outras actividades, descritas mais adiante:

- Concepção, organização e orientação de Acções de apoio a Conselhos Directivos em Organização da gestão escolar e, Organização e elaboração de Horários escolares, (Zona Sul, de Santarém ao Algarve em 1985 a convite da Direcção Geral de Ensino).

   De 1987 a 1992, Professor no Ensino Superior, na Universidade do Algarve (no Politécnico), Escola Superior de Educação (ESE).

- Vogal da Comissão Instaladora da ESE entre Setembro de 1990 e Setembro de 1992; do qual pediu a demissão - em Setembro de 1992 - e, simultaneamente, o fim da Comissão de Serviço na Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação,
... por considerar: não terem sido criadas as condições mínimas necessárias,
para o desenvolvimento da formação dos docentes e, o cabal funcionamento do curso de Design por si criado, (1) Design e Hipermedia
- iniciado em Outubro de 1992.

- De Setembro de 1987 a Setembro de 1992, Professor Adjunto da área do Desenho, dos Cursos de Formação de Professores do Ensino Básico; na Formação Contínua (acções de Formação, Básico e Secundário); e na Formação em Serviço do Ensino Básico e Secundário.
- Coordenador da Formação em Serviço, 1º e 2º anos, pela Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação; e também docente de Metodologia e Didáctica específica.
- Coordenador do Pólo do Algarve, para a Formação de Professores, da Universidade Aberta, 1 de Outubro de 1990 a 30 Setembro de 1991.
- Coordenador do Pólo da Universidade do Algarve, do Projecto Minerva, de Abril de 1991 a Maio de 1992.
- (1) Criação (autor) do Curso de Design da Universidade do Algarve.
...do Curso que funcionou entre 1992 e 2004, (no verão de 2004, os docentes que acompanhavam o curso, desde o seu inicio, demitiram-se em bloco abandonando a Universidade do Algarve.).
- Coordenação dos trabalhos, com participação efectiva e decisiva na concepção e criação dos curricula do Curso de Design.


Profissional na área da Informática:

…na Escola, finalidade: organização escolar.
     A partir de 1978 estuda e investiga na área da Informática: Análise, Programação e Desenvolvimento de Sistemas Informáticos. Práticas desenvolvidas nas linguagens de Programação: BASIC, PASCAL, PROLOG, C e C++ em especial;
     Prática ao nível da Administração de sistemas, incluindo redes locais, LANs, Windows e Unix/Linux/freeBSD;
     Prática no desenvolvimento e instalação de Bases de Dados; dedicação especial aos sistemas de gestão de bases de dados relacionais.

   Como resultado, o desenvolvimento de aplicações:
- Organização e realização dos horários com o computador (processados por programação desde 1981/1982); Análise, Design e Programação: criação do software necessário ao processamento dos horários.
- Análise, Design e Programação: criação do software para realização dos Mapa das
Reuniões dos Conselhos de Turma; sua divulgação e distribuição livre.
Divulgação do Código de Software-fonte, em acções de Formação.
- Análise, Design e Programação: Gestão e Administração escolar; (de 1984 a 1987);
- Distribuição do Serviço Docente; Organização das Turmas; Acção Social Escolar (SASE); Vencimentos; etc..
- Concepção e orientação de Cursos de Formação na área da Informática, especialmente vocacionadas para a organização escolar; no âmbito da Formação de Professores.

…profissional fora do ambiente Escolar: (de 1985 a 2003).

- Consultor de Informática: Dinternal - Distribuidora Internacional de Livros, Livraria Escolar Editora (lojas pelo País e fora), Livraria Britânica (Lisboa e Porto) e Livraria Clássica Editora.

  Algumas das Aplicações criadas:
  (Concepção, Design, Análise e Programação)
- Criação de um Sistema de Desenvolvimento de Hipertexto, vocacionado para a Educação e Ensino. (Já descontinuado!)
- Em colaboração com Miguel Santos Ramos, criação de uma linguagem de programação de alto nível (em Português) e desenvolvimento do seu Interpretador, para o sistema operativo MS-DOS, funcionando também em Windows9x/NT/2K/XP, evidentemente. (Já descontinuado!)
- Informatização de Vendas e Gestão Comercial, Contas Correntes Stoks, etc. - Sistema de vendas automatizado em ambiente multiposto. (redes DOS, Windows, Netware e Unix/compatível).
Desenvolvimento de Sistemas de Gestão de Livrarias, em ambiente multiposto, Netware, Windows/../XP; em Lisboa, Cascais, Porto, Faro, Maputo (Moçambique); sendo responsável pela Análise, pelos Projectos e pelo desenvolvimento de todo o software de base de dados, gestão dos sistemas e aplicações, bem como, pela sua actualização permanente até 2003.
- Criação de vários programas dedicados e genéricos: Gestão de ficheiros, tabelas de cálculo, editores de texto, etc..
- Criação de um Sistema de Gestão de Bases de Dados Relacional, (reconstruído em C++, orientado por objectos, desenvolvido sob a forma de múltiplos actores (subprogramas independentes, sendo chamados pelo sistema quando necessária a sua acção), dispondo de um Sistema de Pesquisa Avançado.
- Criação de um Sistema de Gestão Comercial configurável pelo utilizador, ligado ao Sistema de Gestão de Bases de Dados e Linguagem Estruturada de Pesquisa (SQL) orientado por menus.
- Actualização constante do Software, (adaptando-o às novas versões dos sistemas operativos) e das linguagens de programação, (compiladores, etc.) Windows9x/2000/XP/..., Linux/Free-BSD; C/C++, Java, Javascript, PHP, etc., bem como aos novos interfaces para a Internet: HTML, DHTML, XML ...

   Desenvolvimento de práticas de criação de CDs para apresentações de diversos conteúdos no meio empresarial, com fins de divulgação.
- Concepção, programação e suporte de Sites avançados, Internet ou Intranet, incluindo sistemas de e-comércio (comércio electrónico, encomendas, etc.); sistemas de acesso a dados do tipo cliente/servidor; e sistemas de integração (de centralização e acesso distribuído) de dados distribuídos (em locais geograficamente separados). Acesso classificado de dados na Internet, indexação e pesquisa avançada, etc..
- Criação de sistemas de indexação e acesso classificado para "Sítios Internet", em especial, pesquisa avançada; (um dos sistemas mais rápidos na Internet).


Outras Actividades Profissionais:

   Criação da "exstare, galeria de arte".
   Uma galeria (mais uma anti-galeria) de Arte, para expor a “Arte não oficial”, a Arte que recusa a actual acefalia da arte oficial, (da arte do marketing, dos papagaios da Comunicação Social...) Uma anti-galeria que é Atelier de Arte (pintura, desenho, fotografia), Galeria Virtual (nos sítios Internet), Atelier de Design (e artes gráficas).
   Uma Editora de Livros. (Edição de Francês-Português, dicionário do tradutor, de A. Soares e M. J. Santos, referenciado pelos especialistas como o melhor dicionário de Francês - Português).

... Organiza e realiza:
  Exposições didácticas (desenho infantil, arte ingénua), Projectos culturais, colóquios. Instalação de http://www.extar.net, criação da revista on-line, http://almanaque.extar.net e o Sítio http://www.exstare.com, já activado desde Dezembro de 1999...
   Entrega do trabalho na Galeria, edição e Internet a Inês Ramos que, a partir desta data, exerce estas actividades.

Actividades Profissionais a partir de 2005:
Investigação sobre as Obras de Gil Vicente


Origem:
Estudos de etnologia, os Maios.
  Trabalho realizado com a colaboração de Inês Ramos e Maria João Ramos (Julho de 2005) Publicação da brochura:

  Os maios de Olhão e o Auto da Lusitânia de Gil Vicente.

  Em Setembro de 2005 inicia os estudos da Obra dramática de Gil Vicente pela Copilaçam de todalas obras de Gil Vicente de 1562 e restantes textos de teatro do século xvi.

- Em 2006, junta a investigação histórica necessária.
- Em 2007, junta a investigação da literatura do sec. xvi e antecedentes.
- Em 2008, conjuga as pesquisas com os estudos já realizados sobre o dramaturgo.

Publicações sobre as obras Gil Vicente:

2008:
isbn: 978-972990004-4 - Auto da Alma de Gil Vicente,
     ...Erasmo, o Enquiridion e Júlio II.

isbn: 978-972990005-1 - Gil Vicente e Platão, Arte e Dialéctica,
     ...Íon de Platão


2010:
isbn: 978-972990008-2 - Gil Vicente, Carta de Santarém, 1531,
      ...Sobre o Auto da Índia.


isbn: 978-972990007-5 - Gil Vicente, O Velho da Horta,
     ...de Sibila Cassandra à "Tragédia da Sepultura".


isbn: 978-972990006-8 - Gil Vicente, Visitação,
     ...Sobre as origens.


2012:
isbn: 978- 989977490-2 - Gil Vicente, Tragédia de Liberata,
     ...do Templo de Apolo à Divisa de Coimbra, 1526.

isbn: 978-972990009-9 - Gil Vicente, O Clérigo da Beira,
     ...o povo espoliado - em pelota, 1526.


2013:
isbn: 978- 989977496-4 - Gil Vicente,  Exortação da Guerra,
     ...da Fama ao Inferno, 1515.

2014:
isbn: 978- 989977497-1 - Gil Vicente,  Auto Pastoril Castelhano,
     ...A autobiografia em 1502.

2016:

isbn: 978-989-97749-8-8 - Gil Vicente, Auto dos Reis Magos,
       ... (festa) Cavalgada dos Reis.

2016:
isbn: 978-989-97749-9-5 - Gil Vicente, Auto dos Quatro Tempos,
       ...Triunfo do Verão - Sagração dos Reis Católicos.



Faro, 30 de Março de 2016.