Auto dos Quatro Tempos

Auto dos Reis Magos

Auto Pastoril Castelhano

Exortação da Guerra

Clérigo da Beira / Escrivães

Liberata / Templo de Apolo

Velho da Horta / Cassandra

Gil Vicente cassandra e velho da horta

Sobre o Auto da Índia

Alma / Papa Júlio II e Erasmo

Gil Vicente Auto da Alma

Visitação / Sobre as Origens

Gil Vicente, sobre as origens

Arte e Dialéctica - Íon Platão

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Gil Vicente O Teatro de Gil Vicente
O Teatro de Gil Vicente
E pera declaração
desta obra santa et cetra...,
quisera dizer quem são
as figuras que virão

por se entender bem a letra.

  ... em  Romagem dos Agravados.
Lendo o Auto da India de Gil Vicente
Ler Erasmo e Gil Vicente

As figuras
nas personagens dos Autos
- os protagonistas -
em Obras


As suas obras dramáticas,
a lista de todos os autos,
em Autos

Datação das obras, dos Autos de Gil Vicente
Gil Vicente, artista da Renascença, reinventor do Teatro
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Crítica ao "teatro"
      A questão é saber se deve ou não ser esta a via de facto, para um desenvolvimento cultural.

        1 - Da Arte do Teatro;
             a) criação;
             b) encenação;
             c) representação;
             etc..

        2 - Da Formação Cultural da população (o público)...

        3 - Do conhecimento e enriquecimento do universo cultural da Nação.

        4 - De divulgação global do universo cultural e linguístico...
        ... etc. ... 

        Quais os resultados destes investimentos?

        Que público se obteve? (público pagante, não os bilhetes oferecidos pelos envolvidos).

        Qual o enriquecimento no Universo Cultural e linguístico?

        Que divulgação e que retornos houve?


      Mas há que distinguir Teatro e Rapsódia

           A diferença entre Teatro e Rapsódia é abismal...

         Quanto aos rapsodos, e à sua actividade, caracterizavam-se (e não se caracterizarão ainda?) em geral, como incapazes de interpretar o sentido dos versos, e menos ainda o seu carácter figura­tivo. Uma passagem do Banquete, de Xenofonte, é bastante significativa:

          Meu pai, respondeu Nikératos, esforçava-se para que eu me transformasse num homem de bem, e obrigou-me a aprender pelos versos de Homero. Assim, hoje, posso recitar de cor, do princípio ao fim, todos os versos de Homero.
       - Ignoras tu, disse Antístenes, que também os rapsodos sabem de cor esses ver­sos?
       - Como poderia ignorar, eu, que sou um ouvinte quase diário deles? Tu conheces alguma raça mais tola (idiota, grego) do que a dos rapsodos?
       - Não, por Zeus, respondeu Nikératos, de facto não.
       - De facto, torna-se claro, disse Sócrates, que eles não conhecem o sentido oculto dos versos, a hiponóia.


(Xénophon, Banquet, Paris, Les Belles Letres, 1972. III, 6 - p. 49)


        Em Íon de Platão:

         A patetice de Íon está evidenciada nesta sua intervenção no diálogo:
         ... acredito dizer melhor a respeito de Homero que (…) nenhum outro dos que existiram até hoje, e nem Metrodoro de Lâmpsaco, nem Estesímbroto de Tasos, nem Glauco, foram capazes de dizer tanto nem exprimir pensamentos tão belos.

         O rapsodo compara-se aos famosos intérpretes que se seguiram a Anaxágoras, como leitores da hiponóia, isto é, do sentido e pensamentos no mythos das obras de Homero. Ele equipa­ra-se aos verdadeiros analistas do sentido e conteúdo da obra poética, o que, para além de denotar a sua enorme e alheada ignorância, manifesta a sua completa idiotice, juntando a falta de consciência no que diz à sua incapacidade de leitura de uma obra poética.

          Como qualquer iconoclasta, ao fragmentar a obra poética está destruindo o seu mythos e, sem ele, a obra poética deixa de ser Teatro para passar a ser apenas espectáculo... Não de teatro, mas espectáculo de coribantes, ou de dicção (ou declamação de versos, cujo significado poderá estar apenas nas palavras), coreografia e expressão corporal e emocional. Uma forma de expressão vivencial de actores coreografada pelo encenador, como qualquer ion


          Porque é que as Companhias de Teatro estarão a preferir as Rapsódias (como Íon) em vez de peças de Teatro?...





             Em Portugal as Companhias de Teatro, em geral, são suportadas pelos dinheiros públicos, nacionais (Ministério da Cultura) e municipais (Câmaras Municipais).

             Os financimentos podem ser consultados nos sítios (internet) do Ministério, de diversas Direcções-Gerais, e de muitos outros organismos públicos que contribuem. Depois, há ainda as Fundações (muitas são também de dinheiros públicos), Centros de Cultura, etc..
             Consultando os financiamentos dos últimos anos de algumas dezenas de Companhias, podemos dizer que o Teatro vive muito bem em Portugal.

(c) 2008 - Sítio dedicado ao Teatro de Gil Vicente - actualizado com o progresso nas investigações.
GrammarNet

- Livros publicados no âmbito desta investigação, da autoria de Noémio Ramos:

978-989-977499-5 - Gil Vicente, Auto dos Quatro Tempos, Triunfo do Verão - Sagração dos Reis Católicos.
978-989-977498-8 - Gil Vicente, Auto dos Reis Magos, ...(festa) Cavalgada dos Reis.
978-989-977497-1 - Gil Vicente, Auto Pastoril Castelhano, A autobiografia em 1502.
978-989-977496-4 - Gil Vicente, Exortação da Guerra, da Fama ao Inferno.
978-989-977490-2 - Gil Vicente, Tragédia de Liberata, do Templo de Apolo à Divisa de Coimbra.
978-972-990009-9 - Gil Vicente, O Clérigo da Beira, o povo espoliado - em pelota.
978-972-990008-2 - Gil Vicente, Carta de Santarém, 1531 - Sobre o Auto da Índia.
978-972-990007-5 - Gil Vicente, o Velho da Horta, de Sibila Cassandra à "Tragédia da Sepultura".
978-972-990006-8 - Gil Vicente, Auto da Visitação. Sobre as origens.
978-972-990005-1 - Gil Vicente e Platão - Arte e Dialéctica, Íon de Platão.
978-989-977494-0 - Gil Vicente, Auto da Alma, Erasmo, o Enquiridion e Júlio II... 
(2ª Edição)
978-972-990004-4 - Auto da Alma de Gil Vicente, Erasmo, o Enquiridion e Júlio II...

- Outras publicações:
978-972-990000-6 - Francês - Português, Dicionário do Tradutor. - Maria José Santos e A. Soares.
978-972-990002-3 - Os Maios de Olhão e o Auto da Lusitânia de Gil Vicente. - Noémio Ramos.



Renascença e Reforma - líderes políticos e ideólogos - ideologia e História da Europa
Mapa do Sítio
© Noémio Ramos
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